JOGOS UNIVERSITÁRIOS

JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS

REGULAMENTO

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DISPOSIÇÕES INICIAIS

Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regerão a 1ª edição dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS.

Art. 2º - São objetivos dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS:
- Estimular a prática saudável e educativa do esporte, dando continuidade ao trabalho iniciado dentro das escolas de Ensino Médio, nas aulas de Educação Física;
- Fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos, cooperativos e competitivos, reforçando o espírito de grupo;
- Integrar os alunos das diversas unidades da UERGS e de outras IES, estimulando o espírito de respeito, cooperação e solidariedade;
- Destacar o estudante universitário como foco da atividade esportiva, valorizando os diversos âmbitos envolvidos na prática educativa: a saúde, o desempenho e a estética;
- Contribuir para o desenvolvimento integral do(a) acadêmico(a) como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte;
- Reforçar a relação dos organizadores, apoiadores e patrocinadores junto ao público jovem, associando estes nomes a todos aspectos positivos do esporte;
- Consolidar o evento como uma competição universitária organizada, disciplinada, cooperativa, solidária e competitiva.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Art. 3º - A Coordenação Geral dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS será exercida pelo(s) coordenador(es) da ação de extensão. É o órgão máximo da organização do evento, não cabendo qualquer apelação de suas decisões.
Parágrafo Único: é competência da Coordenação Geral a organização geral do evento, através da determinação do orçamento geral e do cronograma de realização, da designação dos discentes e docentes voluntários, da definição dos participantes, da resolução dos casos omissos neste regulamento e de qualquer ato administrativo necessário para a realização do evento.

Art. 4º - A Comissão Disciplinar dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS será composta por cinco pessoas indicadas pela Coordenação Geral. A Comissão Disciplinar avaliará todos os casos de falta de conduta
disciplinar acontecidos no âmbito dos eventos dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS.
Parágrafo Primeiro: o quórum mínimo necessário para as reuniões e deliberações da Comissão Disciplinar será de três pessoas. Quando reunidos, os integrantes da Comissão Disciplinar escolherão entre si um presidente, que indicará, dentre os demais presentes, um relator.
Parágrafo Segundo: a Comissão Disciplinar deverá analisar todos os casos apresentados pela Coordenação do evento. Para isso, poderá solicitar documentos, depoimentos de integrantes da organização e/ou das equipes ou quaisquer outros recursos que possibilitem um melhor julgamento dos fatos.
Parágrafo Terceiro: a Comissão Disciplinar deverá garantir o direito de defesa às pessoas e/ou instituições envolvidas nos casos em análise. Este direito poderá ser exercido através de defesa escrita, ou oralmente, a critério da Comissão Disciplinar.
Parágrafo Quarto: a Comissão Disciplinar, após analisar a situação apresentada, poderá:
- Penalizar de forma educativa e alternativa;
- Advertir;
- Suspender total ou temporariamente, por jogos, dias, meses ou anos;
- Retirar ou transferir pontos.

MODALIDADES E CATEGORIAS

Art. 5º - Os JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS serão disputados nas seguintes modalidades e categorias:


MODALIDADE
NAIPE/CATEGORIA
Nº MÁXIMO DE ATLETAS (C/ RESERVAS)
Nº MÍNIMO DE ATLETAS
Vôlei 4 x 4 (areia)
Misto Adulto (equipes com o mesmo número de homens e mulheres)
6
4
Fast Duathlon Equipe
Misto Adulto (equipes com no mínimo uma mulher)
4
4
Taco-Bola
Misto Adulto (para duplas mistas e femininas) e Masculino Adulto
2
2


Art. 6º - Poderão participar dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS discentes, docentes, egressos e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, discentes de outras IES e inscritos no 2º SiGA (Simpósio de Gestão Ambiental).      
Parágrafo Primeiro: cada equipe (exceto no Taco-Bola) poderá contar com um atleta convidado (parente em primeiro grau [pais, ou irmãos] de um dos integrantes da equipe).


INSCRIÇÕES

Art. 7º - Os interessados inscreverão suas equipes através de formulário próprio (FICHA DE INSCRIÇÃO), dentro do prazo estipulado e devidamente preenchido e assinado.
Parágrafo Primeiro: as fichas de inscrição deverão ser devolvidas na sede da Unidade da Uergs em São Francisco de Paula, na Rua Assis Brasil, 842, no horário das 13h às 21h, entre os dias 04 de agosto e 05 de setembro de 2014, devidamente preenchida, e assinada pelo responsável.
Parágrafo Segundo: a Ficha de Inscrição não poderá sofrer alterações durante a competição através da substituição ou inserção de novos nomes. Portanto, os nomes já inscritos não poderão ser substituídos.

APRESENTAÇÃO PARA OS JOGOS

Art. 8º - Nos jogos, as equipes deverão – preferencialmente – apresentar-se devidamente uniformizadas, com camisetas iguais.

Art. 9º - Em cada jogo, os atletas deverão apresentar algum dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA);
- Carteira Nacional de Habilitação (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA);
- Passaporte (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA);
- Carteira de trabalho (ORIGINAL).
Parágrafo Único: em caso de perda do documento, o atleta deverá apresentar o boletim de registro da ocorrência numa delegacia, acompanhado de qualquer documento com foto que comprove sua identidade.

Art. 10º - Cada equipe terá até 5 (cinco) minutos além do horário marcado para o início do jogo para se apresentar, devidamente uniformizada e pronta para iniciar a partida imediatamente. Ultrapassado este tempo, a arbitragem decretará a derrota por ausência (WO) da equipe.

Art. 11º - As bolas e demais materiais a serem utilizados nas partidas/eventos dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS serão fornecidos pelos organizadores e seu uso é obrigatório em todos os jogos pelas equipes participantes.

SISTEMA DE DISPUTA

Art. 12º - Os JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS serão disputados, conforme as modalidades expostas anteriormente.

Art. 13º - A fórmula de disputa de cada modalidade será definida pela Coordenação Geral de acordo com o número de equipes inscritas em cada modalidade.

Art. 14º - A programação dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS será organizada anteriormente ao sorteio, respeitando a disponibilidade de espaços e os interesses dos organizadores. A data e horário dos jogos de cada equipe serão determinados a partir desse sorteio.


CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 15º - Em caso de empate no VÔLEI 4 X 4 entre 2 ou mais equipes, serão considerados os seguintes critérios de desempate:
1º critério Confronto direto (entre 2 equipes).
2º critério Saldo de sets.
3º critério Saldo de pontos.
4º critério Pontos average (razão entre pontos pró e contra).
5º critério Jogo extra.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO VÔLEI  4 x 4

Art. 16º - A competição na modalidade de VÔLEI 4 x 4 será regida pelas regras em vigor na Federação Gaúcha de Voleibol, nos casos em que este Regulamento ou o Congresso Técnico não dispuser de forma diferente.

Art. 17º - Os jogos da modalidade de VOLEIBOL serão disputados no sistema de set único, até 20 pontos (ou mais, até que se atinja a diferença de dois pontos).
Parágrafo Único: cada equipe terá direito a um pedido de tempo

Art. 18º - Obrigatoriamente, as equipes serão compostas, em quadra, por dois homens e duas mulheres.

Art. 19º - A dimensão da quadra e a altura da rede serão adaptadas para a disputada do VÔLEI 4 x 4.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FAST DUATHLON – Equipe

Art. 20º - A competição na modalidade de FAST DUATHLON obedecerá as seguintes regras:
Parágrafo Primeiro: as equipes (de quatro integrantes cada) deverão ter, obrigatoriamente, pelo menos uma representante do naipe feminino.
Parágrafo Segundo: cada equipe deverá ter pelo menos uma bicicleta (mountain bike) para uso de seus integrantes na competição.

Art. 21º - A modalidade de FAST DUATLHON será disputada no sistema de revezamento, sendo que cada integrante da equipe deverá percorrer aproximadamente 1.900 metros de corrida (uma volta no Lago São Bernardo/São Francisco de Paula) e 3.800 metros de ciclismo (duas voltas no Lago São Bernardo/São Francisco de Paula).
Parágrafo Primeiro: a troca de participante no revezamento se dará no espaço de transição, determinado pela Coordenação Geral.
Parágrafo Segundo: todos os componentes de cada equipe realizarão a prova de corrida primeiramente, no sistema de revezamento, para depois darem início ao revezamento do ciclismo. O revezamento do ciclismo não precisa obedecer a mesma ordem do revezamento da corrida.

Art. 22º - Será declarada vencedora a equipe que primeiro completar o revezamento.



REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TACO-BOLA

Art. 23º - A competição na modalidade de TACO-BOLA obedecerá as seguintes regras:
Parágrafo Primeiro: as equipes serão formadas por dois integrantes conforme inscrição.
Parágrafo Segundo: todo material (tacos, bolas, “casinhas”) de competição será fornecido pela Coordenação Geral, não sendo aceito materiais próprios.
Parágrafo Terceiro: os jogos serão até 15 pontos, ou com duração máxima de 20 minutos.

Art. 24º - A modalidade de TACO-BOLA será disputada no sistema eliminatório simples, ou seja, a equipe perdedora estará eliminada.


DISCIPLINA E RESPONSABILIDADE

Art. 25º - Os participantes são os responsáveis pela veracidade das informações colocadas na ficha de inscrição, assim como pela participação e postura nos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS.

Art. 26º - É dever de todos os participantes conhecer e respeitar as disposições deste
Regulamento, bem como as regras oficiais que regem cada uma das modalidades disputadas.

Art. 27º - Todas faltas disciplinares cometidas dentro dos jogos serão penalizadas conforme previsto nas regras oficiais de cada modalidade e neste Regulamento. Quando o incidente disciplinar ultrapassar a normalidade da modalidade, a critério da equipe de arbitragem ou da Coordenação Geral, deverá ser feito relato na súmula descrevendo os atos cometidos e identificando os envolvidos.

Art. 28º - Em todos os incidentes disciplinares deverão ser identificados os indivíduos e/ou grupos causadores de problemas para posterior sanção, quando for o caso.
Parágrafo Único: quando o incidente envolver acompanhantes e torcedores da equipe, mesmo que não uniformizados e/ou identificados por documentos, a sanção poderá ser aplicada à equipe à qual sejam associados.

Art. 29º - Aos incidentes disciplinares acontecidos serão aplicadas as MEDIDAS DISCIPLINARES AUTOMÁTICAS descritas a seguir:
Parágrafo Primeiro: inscrição de um atleta em condições irregulares
- penalidade: exclusão da equipe da competição e suspensão da próxima edição.
Parágrafo Segundo: utilização de um atleta suspenso
- penalidade: perda dos pontos conquistados e aplicação de 3 pontos negativos.
Parágrafo Terceiro: ofensa à atleta, professor, árbitro ou membro da organização
- penalidade: suspensão por 3 jogos.
Parágrafo Quarto: tentativa de agressão à atleta, professor, árbitro ou membro da organização
- penalidade: suspensão da competição.
Parágrafo Quinto: agressão à atleta, professor, árbitro ou membro da organização
- penalidade: suspensão permanente dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS


Art. 30º - Os organizadores do evento, bem como as instituições que serão SEDE dos eventos, não são responsáveis por quaisquer acidentes ocorridos ou causados a terceiros, antes, durante ou após a realização dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS.
Parágrafo Primeiro: os danos causados por atletas ou acompanhantes das equipes às instalações utilizadas para realização dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS deverão ser ressarcidos.

PREMIAÇÃO

Art. 31º - Serão premiados, nos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS, com medalhas, todos os participantes do evento.


INFORMAÇÕES

Coordenação Geral: Rodrigo Koch, Rodrigo Cambará Printes e Juliana Orsi Vargas.

Professor Ms. Rodrigo Koch (CREF 012626-G/RS)
Fone para contato: (54) 3244-2912 ou (54) 8123-9085


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