JOGOS
DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS
REGULAMENTO
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DISPOSIÇÕES
INICIAIS
Art. 1º - Este
regulamento é o conjunto das disposições que regerão a 1ª edição dos JOGOS
DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS.
Art. 2º - São objetivos
dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS:
-
Estimular a prática saudável e educativa do
esporte, dando continuidade ao trabalho iniciado dentro das escolas de Ensino
Médio, nas aulas de Educação Física;
- Fomentar
a prática do esporte universitário com fins educativos, cooperativos e
competitivos, reforçando o espírito de grupo;
- Integrar os alunos das diversas unidades da UERGS e de outras
IES, estimulando o espírito de respeito, cooperação e solidariedade;
- Destacar o estudante universitário como foco da atividade esportiva,
valorizando os diversos âmbitos envolvidos na prática educativa: a saúde, o
desempenho e a estética;
- Contribuir
para o desenvolvimento integral do(a) acadêmico(a) como ser social, autônomo,
democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através
do esporte;
- Reforçar a relação dos organizadores, apoiadores e
patrocinadores junto ao público jovem, associando estes nomes a todos aspectos
positivos do esporte;
-
Consolidar o evento como uma competição universitária organizada, disciplinada,
cooperativa, solidária e competitiva.
ESTRUTURA
ADMINISTRATIVA
Art. 3º - A Coordenação
Geral dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS será exercida
pelo(s) coordenador(es) da ação de extensão. É o órgão máximo da organização do
evento, não cabendo qualquer apelação de suas decisões.
Parágrafo Único:
é competência da Coordenação Geral a
organização geral do evento, através da determinação do orçamento geral e do
cronograma de realização, da designação dos discentes e docentes voluntários,
da definição dos participantes, da resolução dos casos omissos neste
regulamento e de qualquer ato administrativo necessário para a realização do
evento.
Art. 4º - A Comissão Disciplinar dos JOGOS
DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS será composta por cinco pessoas
indicadas pela Coordenação Geral. A Comissão Disciplinar avaliará todos os
casos de falta de conduta
disciplinar
acontecidos no âmbito dos eventos dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA
UERGS.
Parágrafo
Primeiro: o quórum mínimo necessário para as reuniões e deliberações da
Comissão Disciplinar será de três pessoas. Quando reunidos, os integrantes da
Comissão Disciplinar escolherão entre si um presidente, que indicará, dentre os
demais presentes, um relator.
Parágrafo
Segundo: a Comissão Disciplinar deverá analisar todos os casos apresentados
pela Coordenação do evento. Para isso, poderá solicitar documentos, depoimentos
de integrantes da organização e/ou das equipes ou quaisquer outros recursos que
possibilitem um melhor julgamento dos fatos.
Parágrafo
Terceiro: a Comissão Disciplinar deverá garantir o direito de defesa às pessoas
e/ou instituições envolvidas nos casos em análise. Este direito poderá ser
exercido através de defesa escrita, ou oralmente, a critério da Comissão
Disciplinar.
Parágrafo
Quarto: a Comissão Disciplinar, após analisar a situação apresentada, poderá:
- Penalizar de
forma educativa e alternativa;
- Advertir;
- Suspender
total ou temporariamente, por jogos, dias, meses ou anos;
- Retirar ou
transferir pontos.
MODALIDADES E
CATEGORIAS
Art. 5º - Os JOGOS DE
INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS serão disputados nas seguintes
modalidades e categorias:
MODALIDADE
|
NAIPE/CATEGORIA
|
Nº MÁXIMO DE
ATLETAS (C/ RESERVAS)
|
Nº MÍNIMO DE
ATLETAS
|
Vôlei 4 x 4 (areia)
|
Misto Adulto (equipes com o mesmo número de homens e mulheres)
|
6
|
4
|
Fast Duathlon Equipe
|
Misto Adulto (equipes com no mínimo uma mulher)
|
4
|
4
|
Taco-Bola
|
Misto Adulto (para duplas mistas e femininas) e Masculino Adulto
|
2
|
2
|
Art. 6º - Poderão
participar dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS discentes,
docentes, egressos e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul,
discentes de outras IES e inscritos no 2º SiGA (Simpósio de Gestão Ambiental).
Parágrafo
Primeiro: cada equipe (exceto no Taco-Bola) poderá contar com um atleta
convidado (parente em primeiro grau [pais, ou irmãos] de um dos integrantes da
equipe).
INSCRIÇÕES
Art. 7º - Os
interessados inscreverão suas equipes através de formulário próprio (FICHA DE
INSCRIÇÃO), dentro do prazo estipulado e devidamente preenchido e assinado.
Parágrafo Primeiro: as fichas de inscrição deverão ser devolvidas na sede
da Unidade da Uergs em São Francisco de Paula, na Rua Assis Brasil, 842, no
horário das 13h às 21h, entre os dias 04 de agosto e 05 de setembro de 2014, devidamente
preenchida, e assinada pelo responsável.
Parágrafo
Segundo: a Ficha de Inscrição não poderá sofrer alterações durante a competição
através da substituição ou inserção de novos nomes. Portanto, os nomes já inscritos
não poderão ser substituídos.
APRESENTAÇÃO
PARA OS JOGOS
Art. 8º - Nos jogos, as
equipes deverão – preferencialmente – apresentar-se devidamente uniformizadas,
com camisetas iguais.
Art. 9º - Em cada jogo,
os atletas deverão apresentar algum dos seguintes documentos:
- Carteira de
identidade (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA);
- Carteira
Nacional de Habilitação (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA);
- Passaporte
(ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA);
- Carteira de
trabalho (ORIGINAL).
Parágrafo Único:
em caso de perda do documento, o atleta deverá apresentar o boletim de registro
da ocorrência numa delegacia, acompanhado de qualquer documento com foto que
comprove sua identidade.
Art. 10º - Cada equipe
terá até 5 (cinco) minutos além do horário marcado para o início do jogo para
se apresentar, devidamente uniformizada e pronta para iniciar a partida
imediatamente. Ultrapassado este tempo, a arbitragem decretará a derrota por
ausência (WO) da equipe.
Art. 11º - As bolas e
demais materiais a serem utilizados nas partidas/eventos dos JOGOS DE
INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS serão fornecidos pelos organizadores e
seu uso é obrigatório em todos os jogos pelas equipes participantes.
SISTEMA DE
DISPUTA
Art. 12º - Os JOGOS DE
INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS serão disputados, conforme as modalidades
expostas anteriormente.
Art. 13º - A fórmula de disputa de cada modalidade será
definida pela Coordenação Geral de acordo com o número de equipes inscritas em
cada modalidade.
Art. 14º - A programação
dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS será organizada anteriormente
ao sorteio, respeitando a disponibilidade de espaços e os interesses dos
organizadores. A data e horário dos jogos de cada equipe serão determinados a
partir desse sorteio.
CRITÉRIOS DE
DESEMPATE
Art. 15º - Em caso de empate
no VÔLEI 4 X 4 entre 2 ou mais equipes, serão considerados os seguintes
critérios de desempate:
1º critério
Confronto direto (entre 2 equipes).
2º critério
Saldo de sets.
3º critério
Saldo de pontos.
4º critério
Pontos average (razão entre pontos pró e contra).
5º critério Jogo
extra.
REGULAMENTO
ESPECÍFICO DO VÔLEI 4 x 4
Art. 16º - A competição
na modalidade de VÔLEI 4 x 4 será
regida pelas regras em vigor na Federação Gaúcha de Voleibol, nos casos em que
este Regulamento ou o Congresso Técnico não dispuser de forma diferente.
Art. 17º - Os jogos da
modalidade de VOLEIBOL serão disputados no sistema de set único, até 20 pontos
(ou mais, até que se atinja a diferença de dois pontos).
Parágrafo Único:
cada equipe terá direito a um pedido de tempo
Art. 18º -
Obrigatoriamente, as equipes serão compostas, em quadra, por dois homens e duas
mulheres.
Art. 19º - A dimensão da quadra e a altura da
rede serão adaptadas para a disputada do VÔLEI 4 x 4.
REGULAMENTO
ESPECÍFICO DO FAST DUATHLON – Equipe
Art. 20º - A competição
na modalidade de FAST DUATHLON obedecerá
as seguintes regras:
Parágrafo
Primeiro: as equipes (de quatro integrantes cada) deverão ter,
obrigatoriamente, pelo menos uma representante do naipe feminino.
Parágrafo
Segundo: cada equipe deverá ter pelo menos uma bicicleta (mountain bike) para
uso de seus integrantes na competição.
Art. 21º - A modalidade
de FAST DUATLHON será disputada no sistema de revezamento, sendo que cada
integrante da equipe deverá percorrer aproximadamente 1.900 metros de corrida
(uma volta no Lago São Bernardo/São Francisco de Paula) e 3.800 metros de
ciclismo (duas voltas no Lago São Bernardo/São Francisco de Paula).
Parágrafo
Primeiro: a troca de participante no revezamento se dará no espaço de
transição, determinado pela Coordenação Geral.
Parágrafo Segundo:
todos os componentes de cada equipe realizarão a prova de corrida primeiramente,
no sistema de revezamento, para depois darem início ao revezamento do ciclismo.
O revezamento do ciclismo não precisa obedecer a mesma ordem do revezamento da
corrida.
Art. 22º - Será declarada
vencedora a equipe que primeiro completar o revezamento.
REGULAMENTO
ESPECÍFICO DO TACO-BOLA
Art. 23º - A competição
na modalidade de TACO-BOLA obedecerá
as seguintes regras:
Parágrafo Primeiro:
as equipes serão formadas por dois integrantes conforme inscrição.
Parágrafo
Segundo: todo material (tacos, bolas, “casinhas”) de competição será fornecido
pela Coordenação Geral, não sendo aceito materiais próprios.
Parágrafo
Terceiro: os jogos serão até 15 pontos, ou com duração máxima de 20 minutos.
Art. 24º - A modalidade
de TACO-BOLA será disputada no sistema eliminatório simples, ou seja, a equipe
perdedora estará eliminada.
DISCIPLINA E
RESPONSABILIDADE
Art. 25º - Os participantes
são os responsáveis pela veracidade das informações colocadas na ficha de
inscrição, assim como pela participação e postura nos JOGOS DE INTEGRAÇÃO
UNIVERSITÁRIA DA UERGS.
Art. 26º - É dever de
todos os participantes conhecer e respeitar as disposições deste
Regulamento, bem
como as regras oficiais que regem cada uma das modalidades disputadas.
Art. 27º - Todas faltas
disciplinares cometidas dentro dos jogos serão penalizadas conforme previsto
nas regras oficiais de cada modalidade e neste Regulamento. Quando o incidente
disciplinar ultrapassar a normalidade da modalidade, a critério da equipe de
arbitragem ou da Coordenação Geral, deverá ser feito relato na súmula descrevendo
os atos cometidos e identificando os envolvidos.
Art. 28º - Em todos os
incidentes disciplinares deverão ser identificados os indivíduos e/ou grupos
causadores de problemas para posterior sanção, quando for o caso.
Parágrafo Único:
quando o incidente envolver acompanhantes e torcedores da equipe, mesmo que não
uniformizados e/ou identificados por documentos, a sanção poderá ser aplicada à
equipe à qual sejam associados.
Art. 29º - Aos incidentes
disciplinares acontecidos serão aplicadas as MEDIDAS DISCIPLINARES AUTOMÁTICAS descritas a seguir:
Parágrafo
Primeiro: inscrição de um atleta em condições
irregulares
- penalidade:
exclusão da equipe da competição e suspensão da próxima edição.
Parágrafo
Segundo: utilização de um atleta
suspenso
- penalidade:
perda dos pontos conquistados e aplicação de 3 pontos negativos.
Parágrafo
Terceiro: ofensa à atleta, professor,
árbitro ou membro da organização
- penalidade:
suspensão por 3 jogos.
Parágrafo
Quarto: tentativa de agressão à atleta,
professor, árbitro ou membro da organização
- penalidade: suspensão
da competição.
Parágrafo
Quinto: agressão à atleta, professor,
árbitro ou membro da organização
- penalidade:
suspensão permanente dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS
Art. 30º - Os
organizadores do evento, bem como as instituições que serão SEDE dos eventos,
não são responsáveis por quaisquer acidentes ocorridos ou causados a terceiros,
antes, durante ou após a realização dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA
UERGS.
Parágrafo
Primeiro: os danos causados por atletas ou acompanhantes das equipes às
instalações utilizadas para realização dos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
DA UERGS deverão ser ressarcidos.
PREMIAÇÃO
Art. 31º - Serão
premiados, nos JOGOS DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UERGS, com medalhas,
todos os participantes do evento.
INFORMAÇÕES
Coordenação
Geral: Rodrigo Koch, Rodrigo Cambará Printes e Juliana Orsi Vargas.
Professor Ms.
Rodrigo Koch (CREF 012626-G/RS)
e-mails para
contato: koch.rodrigo@terra.com.br
ou rodrigo-koch@uergs.edu.br
Fone para contato:
(54) 3244-2912 ou (54) 8123-9085
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